Laringite

Laringite é a inflamação do laringe (onde estão as cordas vocais) e as áreas próximas. Se não cuidada pode ocasionar problemas sérios como tumor maligno (cancer da laringe) que atinge as cordas vocais ou a parte superior das cordas.
Entre as causas da laringite estão:
* Infecção por vírus, bactéria ou fungo.
* Inflamação decorrente do uso excessivo das cordas vocais.

* Tosse excessiva.

* Refluxo gastroesofágico.
* Consumo de álcool.
* Fumo.

Os sintomas  da laringite podem variar, dependendo da gravidade e da sua causa. O sintoma mais óbvio e comum é o prejuízo da voz, indo desde a rouquidão até a perda da capacidade de falar a não ser sussurrando. Outros sintomas da laringite podem incluir:
* Garganta seca e dolorida.
* Tosse, a qual pode ser um sintoma ou causa.
* Dificuldade de engolir.
* Sensação de inchaço na área da laringe.
* Sintomas similares à gripe e resfriado.
* Linfonodos inchados na garganta, peito ou face.
* Febre.
* Dificuldade de respirar, principalmente em crianças.

O diagnóstico irá depender dos sintomas referidos pelo paciente e na realização de exames complementares como: videolaringoscopia, videolaringoestroboscopia, exames de sangue, radiografias e tomografia computadorizada.

O tratamento da laringite  deve incluir principalmente repouso da voz, hidratação, nebulizações e a utilização de medicamentos como antibióticos, antinflamatórios, antialergicos e mucoliticos. Na laringite ocasionada pelo de refluxo gastroesofágico o paciente  deverá utilizar  os medicamentos apropriados (antiácidos, inibidores de bomba e pró-cinéticos)  e nos pacientes em que se detecta erro vocal é imprescidivel a terapia fonoaudiologica.