Epistaxe

Epistaxe, epistaxis ou hemorragia nasal é o nome dado a qualquer perda de sangue pelo nariz, geralmente pelas narinas. Existem dois tipos: epistaxe anterior (mais comum, quase junto ao exterior, mais comum devido a exposição maior do nariz na parte exterior, por isso, com sintomas não muito graves) e a posterior (situada mais no interior, menos comum, mas com efeitos mais graves).

Causas

Entre outras causas, os episódios de epistaxe podem ser provocados por traumas, aspiração de ar com baixa umidade comum no inverno, deformidades anatômicas (desvio de septo, hipertrofia de adenóides e de  conchas nasais ), infecções (rinities e sinusites), corpos estranhos, tumores nasosinusais benignos e malignos, cirurgias nasosinusais, distúrbios de coagulação, anemia, leucemia, doenças sistêmicas (hipertensão arterial, insuficiência renal e hepática), uso de descongestionantes tópicos, utilização do tabaco e  cocaína, consumo exagerado de bebidas alcoolicas, medicamentos (anticoagulantes e antiinflamatórios não hormonais).

Diagnóstico

Em caso de hemorragia nasal persistente, grave ou recorrente é necessário consultar um médico Otorrinolaringologista, que fará o diagnóstico através da história clinica, do exame físico e da realização de exames complementares como:videonasoscopia, exames de sangue e exames de imagem ( radiografias, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética).

Tratamento

As hemorragias nasais podem causar muitos problemas e até assustar, mas em geral parecem piores do que realmente são. A maioria pode ser tratada em casa, algumas, porém, requerem atenção médica.

Como prevenção orientamos os pacientes a utilizarem soluções salinas nas fossas nasais  que podem ser preparadas em casa com a orientação do seu médico ou compradas prontas , sem a necessidade de uma prescrição.
Melhorar a umidade do ambiente com a utilização de bacias com água e toalhas molhadas.
Deixar de fumar, porque o tabaco seca e irrita o nariz.
Evitar ou reduzir a dose dos medicamentos que interferem  na coagulação sanguínea (anticoagulantes e alguns anti-inflamatórios não hormonais), mas só depois da aprovação do médico prescritor.
Em casa, o paciente deverá permanecer calmo e repousar na sua cama, que deverá ficar com a cabeceira elevada, apertar as partes moles do nariz entre os dedos polegar e indicador e colocar gelo envolvido, por exemplo, num saco plástico sobre o dorso nasal, com estas medidas a maioria dos casos são controlados.
Depois de controlado o sangramento, não se abaixar, não fazer esforços nem levantar objetos pesados e não assoar, esfregar nem introduzir nada no nariz durante vários dias.

Se a hemorragia persistir apesar das medidas acima por mais de 20 minutos ou se a perda de sangue for significativa, um Otorrinolaringologista deve ser consultado.
Os medicamentos anti-hemorrágicos ou hemostáticos de origem sintética aplicados nas fossas nasais embebidos em algodão reduzem o volume e a duração da hemorragia nasal, atuando na primeira fase da hemostase, melhorando a adesividade plaquetária e restabelecendo a resistência capilar, mas sem interferir com a coagulação sanguínea.
A trombina promove a coagulação local do sangue. A cauterização consiste na aplicação de uma substância química ou energia térmica ou eletrica  para ocluir os vasos sangrantes.
Quando as medidas acima indicadas não são eficazes para coibir o sangramento, o Otorrinolaringologista poderá recorrer a outros procedimentos como  tamponamento  nasal anterior e/ou posterior, ligadura ou embolização dos vasos acometidos.